institutoije

Nosso Instituto Religioso foi fundado por duas mulheres de fé, Madre Gertrudes de São José (Fundadora) e Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus (Co-fundadora).

Quem foi Madre Gertrudes de São José?

Madre Gertrudes de São José, fundadora do Instituto Religioso das Irmãs de Jesus na Eucaristia
Madre Gertrudes de São José, Fundadora do Instituto Religioso das Irmãs de Jesus na Eucaristia.

Madre Gertrudes de São José, foi a pequena Martina Toloni, a qual deixou que a Trindade Santa e, de modo particular, Jesus Eucarístico modelassem seu ser com ternura de Mãe.

Nasceu na pequena vila de Casacce, município de Chiuro, Província de Sôndrio, norte da Itália, no dia 07 de agosto de 1876, filha de Giovanni Baptista Toloni e Catarina Rodolfi.

Dois dias após o seu nascimento foi batizada e separada do convívio com os pais e irmãs, sendo criada por uma ama. Quando retorna para o convívio famíliar aos 4 anos, sua mãe já havia falecido e a convivência com eles não é boa, a Madre diz que era muito levada e dada a traquinagens, visto isso, seu pai a leva para um orfanato chamado “Casa della Divina Providenza” fundada por Dom Luigi Guarnella, na cidade de Como. A pequena Martina ficou aos cuidados das Irmãs Guanellianas.

As Irmãs cuidam de suas necessidades materiais e espirituais, transmitindo a espiritualidade do fundador Dom Luigi Guanella que era sustentada em três pilares: 

  1. Devoção a Eucaristia;
  2. Ao Sagrado Coração de Jesus;
  3. À Divina Providência;

É neste contexto que ao chegar à juventude, ela sente o chamado à Vida Religiosa Consagrada.

Em 1904, é enviada para o Brasil como missionária aos imigrantes italianos, ela experimenta Jesus lhe pedindo o sacrificio completo do seu ser. É uma voz misteriosa, mas clara que, irresistivelmente, a impele a luta, ao trabalho e a faz compreender o abandono em que vive o povo, sobretudo no interior, necessitando de generosas operárias que se dediquem à instrução e salvação das almas. Respondendo a este chamado divino, ela funda uma Congregação que deverá manifestar ao mundo a Compaixão do Pai Providente, revelada em Jesus, no gesto de alimentar a multidão faminta e desamparada.

Nossa querida Madre Gertrudes de São José, partiu para à Casa do Pai no dia 07 de agosto de 1962 em Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Quem foi Irmã Josefina do Sagrado Coração?

Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus, Co-fundadora do Instituto Religioso das Irmãs de Jesus na Eucaristia

Irmã Josefina do Sagrado Coração de Jesus, nasceu no dia 22 de janeiro de 1888, na cidade de Serra-ES, filha de Alexandre R.P. Cardoso e Maria R. Cardoso. Foi batizada no dia 08 de setembro do mesmo ano com o nome de Helena Vieira Cardoso. 

Na juventude, era uma jovem sem vaidades, retraída e que gostava de dar catecismo para as crianças. Aos vinte anos de idade sentiu o chamado à Vida Religiosa Consagrada, porém não foi bem acolhido pela família, pelo simples fato de ter de sair de casa, visto que, naquela época, quem saía para ser religiosa, dificilmente retornava, nem mesmo a passeio. No entanto, dezessete anos depois, ela entrou na Congregação das Servas de Maria em 1927.

No final do mês de junho do mesmo ano a noviça Irmã Josefina, é enviada de Carangola-MG, como companheira de Irmã Gertrudes de São José para a cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, local da fundação do Instituto Religioso das Irmãs de Jesus na Eucaristia. Ela relata: “fui cooperadora na fundação da Congregação das Irmãs de Jesus na SS Eucaristia; por minhas mãos foram feitos os móveis da capela como seja: altar, mesa da comunhão, bancos, genuflexório, estrado do altar…

Nossa querida Irmã Josefina, no dia 08 de dezembro de 1973 na cidade do Rio de Janeiro, ela partiu para à Casa do Pai.